sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SÉRIE VANGUARDAS: SURREALISMO

  Olá amigos!
  E chegamos ao último post da nossa série Vanguardas para o ENEM 2014,lembrando que quem quiser acessar os outros conteúdos eu irei postar no final deste.E agora,vamos falar sobre o Surrealismo.

(A Persistência da Memória-Salvador Dali-1931)
 
  Fortemente influenciado pelas teorias psicanalistas de Sigmund Freud,o Surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que,segundo o movimento,estava sendo destruída pelo racionalismo.O poeta e crítico André Breton era o principal lider e mentor deste movimento.


(Os Amantes-René Magritte)
 
  Os surrealistas destacam o sonho,o irracionalismo e a intuição como fontes de conhecimento.O devaneio,as imagens surpreendentes,o inusitado,a livre expressão dos impulsos são elementos caros aos surrealistas.
  Apesar da criação do estilo ter sido embasada nas obras de André Breton,o maior representante e mais famoso deste estilo é o pintor Salvador Dali,que inclusive teve suas obras expostas recentemente aqui em Belo Horizonte com a serie A Divina Comédia,a qual,fizemos um post aqui no blog.

(Quadro da série Paraíso-Salvador Dali)

  Seguindo a linha dos outros posts,confira abaixo um texto com características surrealistas de Aníbal Machado:

O Milagre no bar

Aquela noite, no bar de Amundsen, um sujeito tinha passado de uma mesa para outra de modo a chamar a atenção.
As mesas estavam bem distantes, ninguém duvidava. E separadas ainda por uma barricada de cadeiras, louças, mulheres-da-vida e homens que fumavam - resíduos do dia na madrugada dos bares.
Pois, certa hora, o tal sujeito se ergueu muito suavemente, passou por cima das cabeças, quase tocou na careca do gerente, e foi pousar na mesa do fundo. De lá, um tanto pálido mas calmo, reclamou o seu chope. Um vôo incontestável.
Mas ninguém podia admitir a possibilidade de qualquer anjo naquele bar. Houve certa inquietação entre os fregueses. O gerente errou o troco na máquina registradora. Uma mulher sentiu falta de ar e foi abanada.
Daí por diante, produziu-se completo silêncio. Ninguém tirava os olhos do sujeito. Uma onda que vinha vindo do fundo escuro da baía se quebrou perto da janela.
Alguns minutos depois - o homem deu um jeito na gravata, levantou-se e mergulhou na noite, sem pagar a conta.
E o bar voltou a funcionar normalmente.

  Amigos,este foi o último post da nossa série.Espero que tenham gostado e que tenha servido como mecanismo de estudo para vocês.Todo ano,o ENEM cobra algumas questões sobre essa matéria,então é sempre bom dar uma relembra no conteúdo.E quem quiser conferir os outros posts,basta seguir a linha de links a seguir: Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo. Beijos,abraços bom findê e boa prova!!!

-Missão cumprida! =)

Por: Claus Hetfield
Fonte de apoio: Apostila Chromos

Nenhum comentário:

Postar um comentário