quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GUEIXAS: TRADIÇÃO,CULTURA E BELEZA!

  Olá amigos!!!
  A tradição das Gueixas surgiu no Japão em meados do século VII,e naquela época,eram denominadas Sabukuru (meninas que servem).Estas meninas vagavam pelas cidades em um período de lutas,em que as famílias se deslocavam de suas cidades de origem.Algumas delas ofereciam serviços sexuais,já outras que possuíam uma educação melhor,usavam seus conhecimentos para entreter a alta classe da sociedade em encontros sociais.

                           

  Devido à ida de tropas americanas ao Japão na época da Segunda Guerra Mundial,as gueixas ficaram conhecidas como prostitutas no ocidente,fato lamentável,uma vez que as Gueixas são mulheres de tradição da dança,chá e artes em geral.Uma curiosidade sobre o surgimento das Gueixas é que os primeiros a usarem esta conotação eram homens,a primeira mulher a se transvestir e usar a nomenclatura se deu no ano de 1680 na cidade de Fukagawa.
  Além da arte da dança,de servir chás e de cantarem,elas demonstram toda tradição na hora de se vestirem e de maquiarem.Geralmente elas não se maquiam sozinhas,é necessário a ajuda de uma outra gueixa,que geralmente é mais velha.Possuem o rosto envolvido por um pó branco,lábios vermelhos e olhos contornados com lápis preto e/ou vermelho.A maquiagem é feita antes de vestir o Quimono,pois o pó branco pode sujar a roupa,o que não é bom.

                            

  Em 2005,foi lançado um filme chamado "Memórias de uma Gueixa",relatando a vida dessas moças no período da Segunda Guerra Mundial.Além de ter sido ganhador de um Oscar,é um filme de drama lindíssimo,vale a pena assistir!
  Aqui na Era Uma Vez,nós dispensamos a maquiagem branca e o quimono longo,fazendo uma versão "moderninha" do traje lindo que as Gueixas usam.Próprio para ser usado nas nossas festas brasileiras.Dê só uma olhada:

                                                 

                                         

  Espero que tenham gostado, e que assistam o filme.Beijos e Abraço!!!

-Arigatō

  Por: Claus Hetfield

2 comentários:

  1. A história das gueixas é muito interessante, antes de ler o livro que originou esse filme, tbm pensava que elas eram prostitutas. O livro é ótimo, adorei. Alem e uma historia envolvente, é um mergulho na cultura japonesa. #recomendo.

    As fantasias são lindas, nada obvias, uma boa escolha.

    ResponderExcluir