quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SÉRIE VANGUARDAS: EXPRESSIONISMO

  Olá amigos!
  Estamos de volta com a série "Vanguardas",e hoje é dia de falar um pouco sobre o Expressionismo. Vamos  lá?

(O Grito-Edvard Much)

  Considerado o primeiro representante das Vanguardas,o Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX,atuando em várias vertentes artísticas como a pintura, arquitetura, literatura, música, cinema, teatro e dança.O movimento surge em oposição aos ideiais positivistas ligados aos impressionistas e naturalistas,propondo uma arte pessoal e intuitiva onde predominasse a visão interior do artista - a "expressão" - contrapondo a visão da realidade - a "impressão".

(Noite Estrelada-Van Gogh)
 
  A linguagem expressionista procura novas formas de captar a realidade social e cultural da era industrial.Ao invés da reação de causa e efeito do realismo,introduz-se a simultaneidade da observação da ação,destacando a realidade interior sobre a exterior.A percepção do espaço e do tempo se tornam subjetivos e desconexos.Temáticas de solidão,a incomunicabilidade, a angústia,o vazio existencial e a loucura são elementos recorrentes neste estilo.Apesar de não ser um estilo conectado à uma época determinada,vários pintores de várias épocas acoplaram o estilo à suas obras,tais como Edvard Munch,Van Gogh, Francisco de Goya entre outros.


   Além de O Grito,Munch possui mais 2 quadros que formam uma espécie de "sequência",em que observa-se diferentes pessoas passando na mesma ponte sob o mesmo por-do-sol. E nestas obras fica claro a questão do pessimismo,e da subjetividade acima de qualquer forma realista.
  Seguindo a mesma linha dos outros posts,mostraremos agora um poema com características expressionistas de Albert Ehrenstein:

Sofrimento

Como estou atrelado
À carroça de carvão da minha dor!
Repelente como uma aranha
Rasteja sobre mim o tempo.
Cai-me o cabelo,
Encanece-me a cabeça para o campo,
Para lá do qual ceifa
O último segador.
O sono ensombra-me os ossos.
Morri no sonho já,
Erva nascia do meu crânio,
De negra terra era a minha cabeça.


  Então galerinha por hoje é só.Não esqueça que ainda temos mais 2 estilos para estudar,e amanhã será a vez do Futurismo.Beijos e abraços!!!

Por: Claus Hetfield
Fonte de apoio: Apostila Chromos

Nenhum comentário:

Postar um comentário