Devido à ida de tropas americanas ao Japão na época da Segunda Guerra Mundial,as gueixas ficaram conhecidas como prostitutas no ocidente,fato lamentável,uma vez que as Gueixas são mulheres de tradição da dança,chá e artes em geral.Uma curiosidade sobre o surgimento das Gueixas é que os primeiros a usarem esta conotação eram homens,a primeira mulher a se transvestir e usar a nomenclatura se deu no ano de 1680 na cidade de Fukagawa.
Além da arte da dança,de servir chás e de cantarem,elas demonstram toda tradição na hora de se vestirem e de maquiarem.Geralmente elas não se maquiam sozinhas,é necessário a ajuda de uma outra gueixa,que geralmente é mais velha.Possuem o rosto envolvido por um pó branco,lábios vermelhos e olhos contornados com lápis preto e/ou vermelho.A maquiagem é feita antes de vestir o Quimono,pois o pó branco pode sujar a roupa,o que não é bom.
Em 2005,foi lançado um filme chamado "Memórias de uma Gueixa",relatando a vida dessas moças no período da Segunda Guerra Mundial.Além de ter sido ganhador de um Oscar,é um filme de drama lindíssimo,vale a pena assistir!
Aqui na Era Uma Vez,nós dispensamos a maquiagem branca e o quimono longo,fazendo uma versão "moderninha" do traje lindo que as Gueixas usam.Próprio para ser usado nas nossas festas brasileiras.Dê só uma olhada:
Espero que tenham gostado, e que assistam o filme.Beijos e Abraço!!!
-Arigatō
-Arigatō
Por: Claus Hetfield
A história das gueixas é muito interessante, antes de ler o livro que originou esse filme, tbm pensava que elas eram prostitutas. O livro é ótimo, adorei. Alem e uma historia envolvente, é um mergulho na cultura japonesa. #recomendo.
ResponderExcluirAs fantasias são lindas, nada obvias, uma boa escolha.
Obrigada Helena.Abraços!!!
ResponderExcluir